Como detonar as ranqueadas com Master Yi

Master Yi

Seja bem-vindo ao meu artigo! Sou o instrutor Master Yi e como você pode perceber pelo nome, é meu campeão favorito. Nesse artigo irei explicar alguns conceitos e utilidades do campeão, dando dicas para que você consiga se aperfeiçoar melhor para vencer as partidas. Já joguei muito com o campeão, então tenho propriedade para escrever este guia e tentar ajudar os jogadores que gostam do campeão. Apesar de parecer que ele tem uma mecânica simples, utilizar o máximo do campeão e atingir todo o seu potencial exige muito treino e consistência. É possível chegar nos elos mais altos do jogo somente masterizando este campeão.

Como jogar sendo um Master Yi 

  • Manter o farm sempre à frente do caçador inimigo;
  • Conquistar objetivos (dragões, arauto, torres);
  • Aparecer nas rotas para abater os campeões inimigos;
  • Como o Master Yi não tem uma habilidade de avanço rápido antes do nível 6, será preciso coordenar uma emboscada com o time, para ter sucesso no gank e conseguir as eliminações e resets.

Fase de Rotas

Em games onde você consegue dar auto ataques com facilidade recomendo colocar 3 pontos no Q e depois disso focar no E, pois 3 pontos no Q é o suficiente para um bom clear na jungle e o E maximizado aumenta seu pico de poder (power spike). Em situações onde você tem dificuldades para se aproximar e dar auto ataques recomendo maximizar o Q por completo, depois o E, porém só maximize essa habilidade com a build de auto ataque.

Priorizar ativar o E sempre quando sua passiva double- hit estiver ativa, para assim maximizar seu dano no começo do jogo. Sempre começar o clear com AA + Q, evitar chegar dando o Q pois os mobs dão uma leve resetada e diminui um pouco  o dano que você causa, já no late não interfere muito.

Usar o Ignite para garantir boas trocas early, e também evitar invades em matchups desfavoráveis,  Ignite também serve como corta cura. Buscar sempre voltar com 1300 de ouro comprar a  Aljava (começo do Mata-Cráquens) e tentar garantir um Solo dragon.

 

Caso não conseguir um retorno com 1300, priorizar uma picareta ou uma bota e double long sword.

Já com a build letal, um bom recall seria com 1400 de ouro para comprar um punhal serrilhado e uma bota, ou uma bota2 de atack speed para um clear mais rápido ou mais mobilidade.

 

Team Fights

Buscar sempre usar o seu Q da melhor maneira possível, nunca startar dando Q, a menos que seja um reset garantido. Tente sempre ter o tempo de skills que sejam fáceis de desviar (exemplo: R do Malphite). Você também consegue cancelar muitas skills com seu Alpha Strike (Q), como por exemplo: R do Mordekaiser, R da Lissandra, entre outros.

Em meio a lutas bater no alvo mais próximo de você para maximizar assim seu DPS, evitar ficar correndo muito atrás dos carrys, isso pode te matar rápido. Use seu Q para mudar o foco rapidamente em uma luta, por exemplo, começar batendo na frontline e usar seu Q no campeão squish (mais fraco) mais próximo, causando assim uma ''perca de foco'' por parte do time adversário.

Itens

Build de auto ataque (melhor build atualmente)

Sempre priorizar buildar Bota de Tenacidade ou Ninja tabi e nunca hesitar em buildar uma (QSS) - Bandana de Mercúrio.

Escolher a melhor build para a partida é muito importante. Build Hit effect com times onde você consegue lidar bem, o Mata-Cráquens é uma ótima escolha. Já em times onde tem dificuldades para bater e morre muito rápido ou também com muito burst, Arco-Escudo é a melhor opção. Não podemos descartar Força do Vendaval por ser um ótimo item de perseguição e para matar alvos frágeis, também desviar de skill shots, apesar de não ser popular entre os mains Yi, é um item aceitável e funcional em diversas situações.

O resto da build depende muito do jogo, podendo ter Limite da razão, Guinsoo, Espada do Rei, entre outros.

Build letalidade (menor taxa de vitória, atualmente) m as ainda da pra jogar e carregar tranquilamente.

Já em jogos onde pretende buildar letalidade, recomendo ele quando a partida está muito difícil de dar auto ataque e também contra times muito papéis, temos como escolha Draktar ou Eclipse. Draktar é superior quando o time inimigo tem muito auto ataque, pois a invisibilidade te tira desse foco e devolve tempo para seu Q estar disponível, já o Eclipse é bom em jogos onde tem muito tank, pois bate na vida máxima e ainda te da penetração que é melhor que letalidade, mas isso vai de gosto… Eu mesmo prefiro optar pela build de Mata-Cráquens ao invés de fazer um Eclipse, por exemplo.

Modelo de Build 

Talentos

Em situações onde tem muitos lutadores ou tanks, no geral em lutas mais longas.

Conquistador se destaca, podendo variar na lenda entre atack speed ou tenacidade.

 

Chuva de láminas sempre é uma runa viável

 

A runa ritmo fatal não é descartável, funciona muito bem em situações onde você tem liberdade para dar muito ataque básico, mas eu particularmente não gosto de usar, mas atualmente está muito forte e no meta.

Solo Baron

Master Yi consegue solar baron com Mata-Cráquens + Guinso ou Mata-Cráquens + Rei usando a Ultimate aos 20 minutos, mas você precisa desviar das skills que o baron solta, pois isso te atrapalha e reduz muito seus status por conta dos debuffs aplicados por ele. Então tendo um começo de jogo consistente acaba te favorecendo muito, mas nunca esqueça de levar uma pink. Evite o máximo possível usar o seu E  como Start em Team fights, onde o tank inimigo é o alvo inicial, pois isso pode  fazer com que ele não morra e você perca todo seu dano.

Habilidade - W

Em situações de começo de jogo em trocas cedo, evitar usar o W para resetar o auto ataque a menos que tenha total certeza que vai finalizar o alvo, pois segurar o W nos leveis iniciais te garante um bom tempo de sobrevivência para seu time chegar. Em late game é uma ótima opção  Q+hit+w+hit para burstar um carry.

Seu W também cancela muito dano no instante que está sendo castado, então pode usar em trocas para minimizar danos grandes. Exemplo: usar W no exato momento que o R do Veigar te acerta, isso reduziria o dano dele mais da metade. Além disso o W do Master Yi quando ativo segura o decaimento do seu E e também o tempo do seu R, então por exemplo quando você apertou R e o inimigo deu Zhonyas, você pode usar o W para evitar perder o tempo da Ultimate.

Pratique muito sua mecânica e seu macro game, pois um bom jogador de Master Yi busca acima de tudo consistência e um bom começo de jogo.

''O gume da espada mais afiada não é páreo para a calmaria de uma mente em paz.'' ~ Master Yi

Caso tenha algumas mudanças em um patch, irei tentar sempre deixar este guia atualizado e conforme tempo irei postando mais dicas por aqui. Você também pode conferir o serviço de Coaching da ELOMAX. Temos muitos Instrutores bons, tanto para aulas clássicas quanto para mono-champions.

Até o próximo artigo!

Logo

Seja bem-vindo à ELOMAX

Por favor, insira seu e-mail/senha para acessar sua conta da ELOMAX.

League of Legends é uma marca registrada da Riot Games, Inc. Nós não somos de nenhuma forma afiliados, associados ou endossado pela Riot Games, Inc. Todos os direitos autoriais, marcas, imagens e marcas de serviço pertencem a seus respectivos proprietários.