Evite o “tilt” e extraia o melhor de si mesmo

Olá invocador (a)! Tudo bem? Aqui quem fala é o Ezreal, e hoje eu abordarei o fundamento que julgo ser o mais importante em League of Legends. Trata-se do fundamento da Autogestão Emocional. O motivo de sua importância tem a ver com o fato de que sem uma boa gestão de nossas emoções, ficamos mais suscetíveis ao fenômeno do “tilt”. (Para quem não acredita nesse fenômeno, vale dizer que ele não se aplica somente ao LoL, é possível encontrar jogadores “tiltados” em jogos de FPS, no poker, enfim, the tilt is real).

De todo modo, antes de dar dicas de como você pode melhorar sua autogestão emocional, convém descrever (ainda que brevemente) o que seria o tilt.

O tilt é um termo em inglês e pode ser traduzido no português como “inclinar”. Mas como o tilt ocorre na prática?

Em primeiro lugar, é importante pontuar que League of Legends é um jogo constante de tomadas de decisão. Tendo isso em mente, afirmar que um jogador está tiltado é o mesmo que dizer que ele está “inclinado a tomar decisões ruins”. Portanto, o tilt pode ser interpretado como uma condição mental que aumenta drasticamente as chances de tomarmos decisões ruins na partida. Mas o que poucos reparam, é que essa condição também afeta diretamente o nosso entorno fora do jogo.

Para ilustrar essa situação, segue o exemplo possível a seguir:

 Lucas teve uma ótima semana, após uma winstreak (várias vitórias consecutivas), ele chegou até o ouro 2 - 78 pdls e está animado para pegar platina pela primeira vez.

Lucas é um jogador exemplar, estuda o jogo, foca nos próprios erros e não costumar dar rage.

Tudo está dando certo, ele tem uma rotina de estudos, de serviços domésticos, de exercícios e de gameplay.

Até que em um belo dia, Lucas teve uma partida super difícil, seu time todo levou uma surra, mas apesar disso, ele permaneceu bem na partida, segurando o game até os 50 minutos. 

Quando ele começou a acreditar na vitória, seu companheiro de equipe foi pego fora de posição, o outro time aproveitou esse erro e deu gg.

Lucas claramente se abalou com essa partida, e essa deveria ser sua saideira, pois logo em seguida seria o horário para ir na academia.

Ele pensou: Poxa, que injusto! Não posso aceitar isso. Como não fui o problema da última partida, vou jogar mais uma e recuperar o prejuízo.

E a continuação já sabemos...

Após várias derrotas consecutivas, Lucas se sente esgotado e frustrado, pois além de ter caído para o gold 4, ele deixou de ir para a academia e foi dormir tarde.

Por esse motivo, ele já começou o dia seguinte pensando em recuperar esse “prejuízo”, e apesar de ter jogado várias partidas, Lucas está concentrando o “motivo” de sua derrocada naquela primeira derrota: “Mas se aquele cara não tivesse sido pego, tudo seria diferente...”

Resumindo: Lucas com certeza foi o “problema” de suas demais derrotas, porque boa parte de si ainda estava digerindo a primeira derrota frustrante. E ele permanecerá tiltado enquanto não for capaz de digerir todo o prejuízo e simplesmente deixar para lá.

O problema é que com isso, podemos deixar de lado o que realmente é importante na vida, como aproveitar o tempo com familiares e amigos e, na parte que nos toca, se divertir e se sentir realizado com este jogo que todos amamos e também odiamos. Portanto, gostaria de dar algumas dicas para evitar o tilt.

O tilt pode ser evitado?

Claro que sim! Mas é importante dizer que isso varia de pessoa para pessoa, cada uma terá um gatilho diferente. Por esse motivo, é importante que você identifique o que desperta essa condição em você. Inclusive, a própria Riot criou um teste para lhe ajudar a identificar seu tipo de tilt, e até indica algumas formas de lidar com o mesmo, segue o link: https://tilttypes.riotgames.com/pt/p/1

De todo modo, é importante pontuar um aspecto comum em todos os tipos de tilt: O principal causador não é necessariamente a derrota, mas a frustração de expectativas. Isso é tão evidente que é até mesmo possível pessoas tiltarem mesmo após uma vitória, pois o que as pessoas não percebem é que não se trata necessariamente de ganhar ou perder, mas de como esse processo ocorre.

Por exemplo, com certeza você já se deparou com aquele jogador que está jogando mal, e mesmo que a partida esteja favorável para vocês, ele continua com uma postura tóxica e insiste em dar surrender ou trollar a partida. Provavelmente, este jogador não tinha somente a expectativa de ganhar, mas de ganhar sendo o protagonista da vitória. Como essa expectativa foi frustrada, ele prefere perder do que ganhar de outra forma.

Portanto, acredito que o primeiro passo para evitar o tilt é aceitar que será impossível ganhar todas as partidas, e, com isso, reduzir ou ter expectativas realistas sobre as partidas.

O fato é que se você insistir em jogar enquanto estiver tiltado, você estará sabotando a si mesmo, pois estará aumentando suas chances de perder jogos que em seu estado normal você ganharia, mas continuará focando nas partidas em que você perderia de qualquer forma (faz parte, todos temos um limite).

Para finalizar, o mais safe a se fazer, é simplesmente PARAR DE JOGAR. E não me refiro ao clássico “perdeu duas parou”. Haverá dias em que você perderá duas partidas e isso não vai te afetar tanto, e haverão dias em que você ganhará 10 jogos e uma derrota poderá ser o suficiente para te abalar. Lembre-se: Trata-se do processo e não do resultado

Quando retomar os jogos? Existem dois cenários: Quando você lembrar daquela partida que te abalou e isso não te afetar, ou aquele sentimento de “prejuízo” não estar mais presente. Caso o contrário, você estará jogando novas partidas, mas boa parte de si ainda estará presa em partidas imutáveis. Com isso, você perderá o foco em partidas que ainda estão abertas, aumentando ainda mais essa aura de negatividade.

No serviço de Coaching ou Duoboost da ELOMAX, nós trabalhamos muito mais que teoria e prática do LOL: oferecer um serviço que passe segurança no aprendizado e trabalhe com as partes mais intrínsecas e emocionais dos jogadores é fundamental, o que realmente torna o serviço um diferencial no mercado.

Logo

Seja bem-vindo à ELOMAX

Por favor, insira seu e-mail/senha para acessar sua conta da ELOMAX.

League of Legends é uma marca registrada da Riot Games, Inc. Nós não somos de nenhuma forma afiliados, associados ou endossado pela Riot Games, Inc. Todos os direitos autoriais, marcas, imagens e marcas de serviço pertencem a seus respectivos proprietários.