Guia de Sobrevivência na Jungle

Olá Invocador (a), tudo bem? Me chamo Ezreal, e mais uma vez estou aqui para lhe ajudar com um guia super prático. O que temos para hoje? Trago para vocês um guia básico de sobrevivência na Jungle! Vamos lá?

Antes de mais nada, é importante dizer que a Jungle pode parecer uma função complexa (e de fato é mesmo), mas não se preocupe, o objetivo deste artigo é que você possa tanto melhorar sua gameplay como jungler, mas também e de forma geral, como player: Aprender a prever ganks, se portar adequadamente ao receber ganks (seja do jungler inimigo ou do seu). Enfim, o fato é que conforme sua noção e conhecimento do jogo melhorarem, jogar na Jungle ou compreender como a Jungle funciona deixará de ser algo tão complexo.

Para ficar o mais didático possível, elaborei três fundamentos que julgo essenciais tanto para um bom jungler quanto para um bom player, são eles: Planejamento, Improvisação e Autogestão Emocional.

 1.   PLANEJAMENTO

Antes de discorrer sobre o que é planejamento ou em formas de planejamento, gostaria de lhe fazer uma pergunta: Você sabe me dizer quando o planejamento começa? Seria após o “Bem vindos à Summoners rift?”; ou seria na seleção de campeões? Errado! Todo planejamento começa a partir do momento em que você acorda. Talvez você deva estar se perguntando: “Mas o que isso tem a ver com League of Legends?” Tem tudo a ver! Tudo o que fazemos está conectado, ou seja, fatores externos (problemas familiares, estudos, trabalho e saúde) exercem influência direta em nosso rendimento. Portanto, antes de “bater a gameplay”, tente planejar o seu dia, inclua momentos para se alimentar e se exercitar adequadamente. Busque conciliar seu tempo de estudo e de trabalho, analise os momentos e horários que você consegue performar melhor em cada atividade, de modo que nem sua gameplay e nem sua rotina sejam prejudicadas.

Dito isto, o que seria planejamento? Quais são as formas de planejamento? Em primeiro lugar, para cada contexto e realidade existe uma forma de planejamento. Mas como alcançar a melhor forma de planejamento possível? Isso depende de você! Ninguém conhece sua rotina melhor que você mesmo. Portanto, analise bem sua rotina, busque identificar os períodos do dia ou os dias da semana em que há menos chances de imprevistos ocorrerem, e vá preenchendo essas lacunas com uma gameplay totalmente focada e consciente.

Pode parecer complexo no começo, mas depois de naturalizar essa postura mais racional perante sua vida, caberá a você incorporar essa mesma técnica em sua gameplay de forma geral, mas hoje iremos dar uma atenção especial para a gameplay da Jungle.

1.1   CHAMPION POOL

Um dos fatores que torna League of Legends um jogo extremamente dinâmico, é o fato de que existem diversos personagens com características específicas. Tendo isso em mente, busque escolher o melhor personagem possível, de acordo com a composição de personagens da equipe aliada e adversária. A maioria das pessoas aconselha você a se tornar “mono-champion” (dominar um campeão e spammar ele independente do contexto). Essa é uma estratégia válida, desde que você realmente consiga extrair desse campeão o suficiente para carregar as partidas, mesmo que esse campeão esteja em uma situação extremamente desfavorável (devido a composição das equipes). Por outro lado, eu aconselho algo semelhante: Tenha uma pouca variedade de campeões, mas uma alta variedade de funções.

Para não se sentir perdido, comece pelo básico: Tenha como opção na Jungle ao menos uma opção consistente de Champion AP e outra AD.

Conforme você for se sentindo confortável com as opções que já tem, vá ampliando seu leque de possibilidades, adicione mais variações: Champions tanks AP ou AD, assassinos AD ou AP, e também leve em consideração os tipos de composição possíveis: Composições de early game, mid game ou late game.

Não existe uma receita fixa, haverá vezes em que o seu time pode ter uma composição forte no early game, e ser completamente derrotado por uma composição de mid ou late game. Mas o fato é que se você entende o potencial de cada tipo de composição, poderá fazer uma escolha que aumente suas chances de vitória.

Eu, particularmente, quando me deparo com uma composição aliada voltada para o late game, já tenho em mente que se eu não pegar algo forte no early game, as chances do jogo desandar e o time não ter paciência e tiltar são altas. Portanto, gosto de escolher opções que podem “ganhar tempo” para que os demais membros consigam aproveitar o potencial de suas escolhas, ainda que leve tempo.

No entanto, se você fizer isso, terá que ter em mente que os demais personagens dificilmente vão conseguir te ajudar, então a ideia é arriscar jogadas contando mais com si mesmo do que com o apoio dos companheiros.

Esses são exemplos de planejamento que você deve naturalizar gradativamente, conforme joga na Jungle. Espero que tenha ficado claro até aqui que planejar uma partida não elimina totalmente a margem para imprevistos ou erros, mas eles reduzem essa margem e ao mesmo tempo lhe permite compreender os fatores de vitória e de derrota, próprios de cada escolha (individual e coletiva). O que nos leva ao segundo fundamento: Improvisação.

2.   IMPROVISAÇÃO

O fundamento da improvisação deve ser seu “último recurso”. Quando perceber que todo o seu planejamento simplesmente não funcionará na partida em questão, é o momento de improvisar. É nesse momento que sua criatividade pode te guiar para a vitória ou para a derrota. No entanto, mais importante que ganhar ou perder, é aprender com as consequências de suas escolhas. Quanto mais experiência de jogo você tiver, melhor será a qualidade de sua improvisação. A vantagem desse recurso é justamente fugir do que é “comum”, e com isso ser capaz de surpreender seus inimigos. O leque de possibilidades vai variar de acordo com o personagem em questão. Cada personagem terá um recurso específico, e é seu papel descobrir e compreender como utilizar bem esses recursos.

Vale ressaltar que em cada jogo você terá maior facilidade ou dificuldade, com base no seu personagem. Por exemplo: Carregar uma partida de assassino na jungle, em que você está fraco e o outro time além de controlar bem a visão, se porta de maneira organizada, pode parecer uma tarefa impossível. No entanto, não se trata somente de “aguardar pela oportunidade”, mas de criar oportunidades.

Se tratando da Soloq brasileira, pode ter certeza que essas janelas vão ocorrer naturalmente, mas lembre-se que também é possível criá-las. Para criar esse tipo de janela, o caminho mais básico é compreender que o jogo é composto por uma rede de informações com base na visão:

Principais fontes de informação -  Champions, torres e sentinelas (ou wards).

 No cenário em que você não conseguir lidar com Champions ou levar as torres, foque em se livrar das sentinelas inimigas. Caso você tenha feito o item “Glaive Sombria”, essa tarefa fica ainda mais fácil, pois você será capaz de destruir sentinelas comuns em um ataque (além de conseguir detectá-las) e sentinelas detectoras em dois ataques.

Talvez seja uma “tarefa suicida” fazer esse tipo de controle em território inimigo, de forma desorganizada. Mas é importante lembrar que quando o time adversário está na frente, a situação se inverte. Quando identificar que o time adversário tentará controlar a visão de regiões de sua Jungle, busque explorar possíveis erros do adversário. Pode ter certeza que o time adversário não fará sempre esse controle de visão de forma organizada: É muito comum jogadores invadirem a Jungle inimiga sozinho ou com pouca ajuda, se tornando alvos fáceis para emboscadas em grupo. Você, como jungler, deve buscar organizar esse tipo de jogada com seus companheiros de equipe.

 2.1   Paths (ou Rotas) da Jungle

Em primeiro lugar, é importante lembrar que a Jungle sofre mudanças ao longo das seasons. Novos campos são inseridos, status como vida, ataque e defesa dos monstros da Jungle são alterados. Essas mudanças tornam o jogo mais dinâmico, portanto, não irei me ater tanto a isso. Minha intenção é passar uma perspectiva sobre a jungle, capaz de lhe guiar apesar das possíveis mudanças citadas.

Obs: Apenas para ilustrar com um exemplo, na season 11, o Aronguejo (Scuttle) concedia muito mais experiência do que atualmente. Naquela época, se o outro jungle conseguisse ficar com os dois aronguejos, sua vantagem em exp era muito absurda, capaz de abrir até dois níveis de vantagem, em alguns casos. O que não ocorre mais hoje, alguns junglers até desconsideram os aronguejos (do ponto de vista da experiência). Portanto, é importante sempre ficar atento com as atualizações e os metas da jungle.

 Por conseguinte, é importante que você tenha em mente a principal diferença entre o Jungler e as demais funções: A fonte de recursos.

Ao passo que as demais funções tem as ondas de minions (que literalmente vão até eles) como principal fonte de recurso, o jungler tem os campos da selva. É por esse motivo que você deve encarar cada campo da sua jungle como um “compromisso” consigo mesmo. É nesse contexto que o conceito de path da jungle pode te ajudar.

Seguir um path da jungle, é basicamente organizar a ordem ou sentido que os campos da jungle serão feitos. A seguir, trarei dois clássicos paths da jungle, para que você possa aplicar, incorporar e masterizar ainda mais sua gameplay. E, naturalmente, aumentar ainda mais suas chances de vitória.

Para fins didáticos, trouxe dois paths possíveis, com indicações claras do sentido do path:

Full clear padrão

Sentido: Baixo para cima

Sobre esse path, é importante reparar que ao fazer os campos nessa ordem, você estará criando um fluxo de movimentação e janelas para possíveis ganks. Nesse path, o momento de gankar será após ter feito os campos 1 até 6, ou seja, no nível 4. Tendo em vista que o sentido do path é de baixo para cima, significa que você estará apto para dar o primeiro gank no top ou no mid. 

Portanto, leve em consideração suas primeiras intenções de gank (se é mais interessante dar esse primeiro gank no top ou no mid).

Por outro lado, estamos falando sobre improvisação. Caso não seja possível gankar seu top ou mid (foram solados ou não setaram a wave corretamente) não se desespere. Apenas dê recall e reavalie a possibilidade de gankar o bot, OU, tente fazer o aronguejo da top side, caso não tenha risco de morte. Quando você terminar seu path, os primeiros campos feitos estarão próximos de renascerem, então basta reiniciar o ciclo caso queira manter o mesmo sentido.

Caso suas intenções de gank estejam na bot lane, basta fazer o mesmo, mas de forma invertida. Por Exemplo: Tanto lado azul quanto vermelho, seguir a seguinte ordem: 5,6,4,3,1,2.

Observação 1: Você precisa ter em mente que há campeões que fazem a jungle com facilidade e campeões que não fazem a jungle com facilidade. Os campeões que não fazem a jungle com facilidade, são aqueles que não conseguem aplicar dano em área. Fazer as “galinhas” com esse tipo de campeão vai demorar mais que os outros. Portanto, recomendo que você apenas desconsidere esse campo, caso esteja com algum personagem que perca muito tempo para fazê-lo. Nesse caso, você não terá experiência suficiente para alcançar o nível 4. Sugiro que você tente encaixar algum gank após pegar nível 3, ou fazer o aronguejo antes do outro jg.

Observação 2: Não fique totalmente preso aos paths. Não há problema sair dele as vezes (pra pegar alguma kill grátis, arrumar a wave aliada etc). O importante é saber voltar ao path depois. Se você tiver em mente que é sempre de um sentido para o outro (baixo para cima ou cima para baixo), ficará mais simples. Calcule o tempo que você leva para limpar os campos e concilie esse tempo e sentido com os objetivos de seu interesse. Por exemplo, caso queira fazer o dragão, vá limpando sua jungle de cima para baixo. Caso se trate do Arauto ou Barão, basta ir limpando a jungle de baixo para cima.

Observação 3: Tenha sempre em mente o conceito de pressão. Basicamente, é quando a respectiva lane está livre para se movimentar e exercer sua presença em outros lugares sem ser punido, pois já farmou o que tinha para ser farmado no momento.

Observação 4: Inseri interrogações nos Aronguejos, porque sinceramente eles não são mais tão relevantes como na s11. Você deve ir até eles quando não há risco nenhum ou quando você está convicto de que pode encontrar com o jungler adversário e terá facilidade de vencer o duelo, levando em consideração os personagens envolvidos e a pressão das lanes na região (top side ou bot side).

Coaching

A ELOMAX oferece serviços de Coaching. O processo contratação é simples, como se fosse uma aula particular de matemática ou de inglês, por exemplo. O aluno pode escolher suas preferências e o horário em que acontecerá a aula. Nossos instrutores têm um vasto conhecimento e experiência nos jogos, e consegue ensinar ao aluno várias dicas de como obter sucesso nas ranqueadas. A aula é ministrada no Discord e o instrutor assiste replays de partidas jogadas pelo aluno, apontando os erros e ensinando a corrigi-los.  Nos vemos no próximo artigo! o/

Logo

Seja bem-vindo à ELOMAX

Por favor, insira seu e-mail/senha para acessar sua conta da ELOMAX.

League of Legends é uma marca registrada da Riot Games, Inc. Nós não somos de nenhuma forma afiliados, associados ou endossado pela Riot Games, Inc. Todos os direitos autoriais, marcas, imagens e marcas de serviço pertencem a seus respectivos proprietários.