MD10: Análise e estratégia

Olá! Eu sou o Cho'Gath, jogo League of Legends desde a season 5, já alcancei a marca de Desafiante e trabalho com LoL há três seasons.

Durante meus anos de experiência com o LoL, seja nas minhas próprias partidas ou no meu trabalho (onde pude fazer diversos serviços de MD10) observei alguns padrões que existem dentro do jogo, que poucas pessoas percebem e, menos ainda, comentam sobre. Achei interessante dividir essa análise com vocês para que vocês entendam ainda mais como funciona a ‘’lógica da MD10’’ e também desenvolvi uma estratégia para que você consiga se sair bem, mesmo tendo um desempenho ruim nos seus jogos. 

Como funciona a MD10? 

Eu aposto que você, assim como a maioria das pessoas que leem esse blog, quer alcançar um conhecimento mais amplo sobre o jogo. Afinal, já não é mais novidade para ninguém que ter uma boa performance no LoL e chegar aos elos mais altos requer não só prática, mas também estudo. Não adianta, por exemplo, você ter anos jogando LoL, perceber que não consegue sair do mesmo elo e continuar fazendo exatamente as mesmas coisas que fazia antes. O principal aqui é focar em entender o game, estuda-lo e aplicar o conhecimento nas suas práticas. Por isso, a minha função hoje é fornecer a você a teoria de como funciona os inícios de temporada para que você consiga chegar ao seu objetivo de forma mais proveitosa e mais rápida. Então, vamos ao que interessa! 

Primeiro, eu preciso esclarecer aqui que as chances de você atingir resultados excepcionais na sua MD10 em questão de números é bem baixa, como por exemplo, ganhar todas ou perder apenas uma. Mas o mais importante que você precisa saber é que o League of Legends TAMBÉM SABE DISSO. Talvez seja por essa razão que o jogo busca ‘’beneficiar’’ as pessoas que não conseguem chegar em resultados tão altos assim. Vale lembrar que a minha intenção aqui não é vender para vocês uma forma milagrosa de atingir resultados incríveis! O que vocês realmente precisam é pensar fora da caixa e entender que não são apenas os resultados em números que importam, mas sim, em qual divisão você está parando durante as suas partidas. 

Independente do seu elo (do ferro ao diamante) existe sempre o padrão de se cair no elo provisório entre 4 ou 5 divisões abaixo do que você parou na temporada passada. Ou seja, se formos usar a lógica, quando você para na divisão IV ou III na sua última temporada, você ganha várias possibilidades, já que se você cair no seu elo provisório na divisão I, II ou até mesmo IV, você ganha um benefício muito legal, que é: tentar acabar sua MD10 nas divisões IV e III. E essa é a principal função da estratégia que desenvolvi para que você, mesmo tendo um resultado insatisfatório, consiga alcançar sua meta mais rápido e de forma eficaz.  Agora que você entendeu as tendências da MD10 e como ela funciona, vamos ao mais importante: 

Estratégia para sua MD10

Como eu expliquei no tópico anterior, o ideal é que se você não estiver tendo um resultado tão bom, você busque parar sua MD10 nos elos IV ou III. Mas afinal, como isso funciona?

1. Quando você acaba sua MD10 na divisão IV e está próximo de ir para a próxima divisão, a chance é grande de conseguir pular uma divisão, caso ganhe as partidas e ir direto para a divisão II. 
2. Quando você acaba sua MD10 na divisão III e está próximo de ir para a próxima divisão, a chance é grande de conseguir pular uma divisão, caso ganhe as partidas e ir direto para a divisão I. 

Isso, no entanto, não acontece caso você pare na divisão I ou II. Ou seja, se você já estiver indo mal nos jogos, busque pensar de forma estratégica para parar em uma divisão que lhe dê maiores benefícios. Sendo assim, podemos concluir que as melhores divisões para você parar são respectivamente a III, IV, I e depois II. A divisão II é a menos recomendada que se pare pois ela, praticamente, não te gera nenhum tipo de benefício, então vale mais a pena você parar na divisão III, ganhar a próxima partida e pular direto para a divisão I do que ter que ganhar mais partidas na divisão II para, só então, chegar à divisão I. Por essa razão a II é a divisão menos recomendada para parar na sua MD10. 

Diferentemente da divisão II, a divisão I ainda é capaz de te gerar algum tipo de benefício, que é:

Caso você ganhe todas as partidas após sua MD10 na divisão I, você não precisará fazer a MD5 para o próximo elo e subirá automaticamente após sua última partida. Essa mesma lógica também acontece na divisão II, já que se você ganhar todas as partidas da divisão II até a última para o próximo elo, você também não precisará fazer a MD5. No entanto, há de se concordar que você deve ganhar uma maior quantidade de partidas consecutivas, sendo assim, a possibilidade de você conseguir alcançar esse benefício é menor. 

Exemplo: Uma pessoa que acabou a season no elo Platina III terá seu elo provisório no Ouro IV, e dessa forma, se ganhar apenas 2 de suas 10 partidas, acabará ficando com 96 pdl no Ouro IV, ao qual se esse indivíduo ganhar uma partida, ele irá diretamente para o Ouro II. Caso esse indivíduo tivesse ganhado de 4-5 partidas ele se encontraria na divisão Ouro III, e com isso, caso ele ganhasse as partidas, ele subiria de divisão e iria diretamente para o Ouro I. 

Portanto, a estratégia que desenvolvi para que você consiga alcançar seu objetivo mais rápido e não necessariamente ir bem na MD10 é explicada na seguinte imagem: 

Seguindo essa estratégia, você conseguirá chegar no seu elo de forma mais rápida e sem precisar ir tão bem na MD10. 

CONCLUSÕES

Algumas vezes, torna-se necessário agir de forma mais estratégica para perceber que nem sempre cair nas divisões mais altas é o ideal. Sempre opte por parar na divisão III ao invés da divisão II e assim você, provavelmente, terá chances maiores chances de subir de elo jogando menos partidas. 

É de grande importância perceber que o League of Legends deve começar antes mesmo de iniciar as partidas. O game começa fora do jogo! Vai desde o ambiente, a qualidade do seu PC, seu headset, sua internet, os campeões escolhidos, runas, itens, táticas de jogo e até mesmo, ao resultado que você quer daquela partida para garantir maiores benefícios. Eu aposto que você nunca ouviu alguém abordar sobre essas táticas, né? 

Espero que vocês tenham gostado desse post, que tenham aprendido alguma coisa que possa ajudar vocês nessa fase de início de temporada, para que vocês consigam evoluir e alcançar cada vez mais os seus objetivos dentro do LoL. 

Logo

Seja bem-vindo à ELOMAX

Por favor, insira seu e-mail/senha para acessar sua conta da ELOMAX.

League of Legends é uma marca registrada da Riot Games, Inc. Nós não somos de nenhuma forma afiliados, associados ou endossado pela Riot Games, Inc. Todos os direitos autoriais, marcas, imagens e marcas de serviço pertencem a seus respectivos proprietários.