Skirmish: A Arte de Duelar Estrategicamente no League of Legends

Olá, invocador (a) tudo bem? Sou o Ezreal e hoje irei tratar de um assunto imprescindível tanto para jogadores do high elo e do low elo. Trata-se do conceito de Skirmish.

Em primeiro lugar, convém definirmos o conceito em questão. Skirmish pode ser traduzido literalmente por conflito, e foi originalmente utilizado para diferenciar pequenas de grandes teamfights

Se considerarmos o sentido literal, perderíamos o sentido que gostaríamos de aplicar no contexto do jogo. Tendo isso em mente, trata-se de pequenos conflitos, na prática, ao passo que uma teamfight exige a participação dos 5 membros de um time, o skirmish, pelo contrário, consiste em pequenos e rápidos conflitos, normalmente envolvendo 1v1, 2v1, 2v2, 3v2, 3v3, mas nunca a “força total” de um ou dois times.


 Desse modo, não se trata de um conceito específico de uma role, ao contrário, todas as roles possuem autonomia para criarem e abusarem das vantagens que skirmishes bem executados podem conceder. Por outro lado, para aumentar as chances de sucesso, é preciso dominar também o conceito de pressão.

Para ilustrar a combinação destes dois conceitos, convém assistir ao seguinte vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=vSMYPRn48ls&ab_channel=SkillCappedChallengerLoLGuides

No vídeo acima, é possível observar que a Tristana Mid é uma excelente opção para se obter pressão na lane de forma consistente. É nesse contexto que o skirmish tem seu maior valor: Com a pressão criada, você deve criar situações de conflito com seu adversário, seja invadindo e punindo o jungler inimigo ou dando roaming na lane adjacente. Afinal, enquanto você estiver fazendo isso, seu adversário no mid (também se aplica no top e no bot) terá de escolher entre ignorar a onda de minions e consequentemente perder experiência e ouro na tentativa de responder a sua jogada, ou, responder a onda de minions mantendo aberta a janela de possibilidades para que você puna o time adversário. 

Como suporte, com a pressão você pode dar “roaming”, auxiliando seu time na obtenção de objetivos ou auxiliando diretamente o seu mid ou jungle nas lutas.

Obs: Repare que as duas opções são ruins, e a ideia é essa mesmo: tomar o controle do jogo para então fornecer apenas escolhas ruins para o seu adversário. 

Sendo assim, é de suma importância que você tenha plena consciência das matchups e dos momentos em que seu personagem tem a vantagem. Afinal, você não vai querer comprar uma briga e perder, isso seria um desperdício de pressão e vantagem. Por esse motivo é fundamental articular o conceito de skirmish com o conceito de pressão, especialmente nos casos em que as matchups individuais não sejam favoráveis, será possível compensar essas lacunas abusando das desvantagens numéricas que a pressão criada pode fornecer. Por exemplo, se o seu jungler tiver desvantagem diante do jungler inimigo, você como mid ou suporte, pode criar situações de skirmish com o objetivo de somar as forças e superar essa diferença

Obs: Se mantenha atento (a) para não enfrentar adversários extremamente feedados, haverá contextos em que será necessária a combinação de forças de mais de 2 ou 3 membros.

Portanto, para otimizar seus skirmishes, opte por personagens que facilmente imprimem seu próprio ritmo de jogo. Para exemplificar, separei algumas opções por role:

Top: Campeões lutadores normalmente conseguem se manter com mais vida após as trocas do top, permitindo um melhor controle de wave e o impacto direto em skirmishes com o jungle ou em ganks conjuntos no mid. Para isso, leve também em consideração a mobilidade do personagem. 

Exemplos:

Jungle: Também mantemos o perfil dos lutadores para essa função, mas campeões assassinos também são bem vindos, pois se a ideia do skirmish é garantir e abusar da vantagem numérica, nada mais interessante do que “sumir” com o adversário rapidamente, não? Também é importante levar em consideração fatores como poder de “engage” e mobilidade.

Exemplos:

Mid: Aqui o principal fator é o controle de wave e pressão global (seja por meio de ultimates ou pela mobilidade), escolha personagens que limpem a wave o mais rápido possível.

Exemplos: 

Adc: Aqui o conceito é parecido com o do mid, a diferença é que preferencialmente você deve combinar seu pick com o suporte. Se ele pegar poke, pegue poke também, se ele pegar um hard engage, pegue algum adc forte early game, a ideia é somar forças a partir dos combos possíveis.

Exemplos:

Suporte: Aqui você pode optar em otimizar os resultados da lane para consequentemente ter mais liberdade para ir até o rio, invadir a jungle com seu jungler ou até gankar mid (e até o top, em alguns casos). Ou, pickar algo já com este objetivo, como é o caso do Bardo. 

Tenha em mente o que cada opção fornece: se você estiver com peel, logo, a sua ajuda em um skirmishes será por meio de escudos ou curas. No entanto, se o conflito entre os junglers necessitar de “controle de grupo”, perceba que a sua escolha do peel não é tão interessante para essa finalidade. Por outro lado, se você estivesse de Nautilus ou Rakan, já teria um impacto maior.

Exemplos: 

Por fim, se você quiser resultados melhores, planeje desde a champion select a escolha de personagens que combinam mais facilmente o conceito de skirmish e pressão, ou seja, escolha personagens que adquirem pressão facilmente em suas respectivas roles e que naturalmente agregam valor para lutas, seja com abates rápidos, controles de grupos ou curas e escudos.

Vamos evoluir nessa Temporada 2023 / split 2 juntos?

2023 Promo

No serviço de Coaching, Duoboost (Duojob), MD5 e Eloboost (Elojob) da ELOMAX, nós iremos te ajudar a evoluir nessa nova Season 2023 - Split 2. Iremos trabalhar para melhorar o MMR de sua conta, ajudar a garantir as recompensas mesmo que você não tenha tempo para jogar.  Não importa qual seja o serviço, nós iremos garantir nada menos que a excelência. Use o cupom ELOMAX25 para ganhar 25% OFF em todo o site. Nós fazemos serviços e classificatórias (MD5) garantindo o melhor resultado possível para League of Legends, Valorant, TFT e Wild Rift.

Logo

Seja bem-vindo à ELOMAX

Por favor, insira seu e-mail/senha para acessar sua conta da ELOMAX.

League of Legends é uma marca registrada da Riot Games, Inc. Nós não somos de nenhuma forma afiliados, associados ou endossado pela Riot Games, Inc. Todos os direitos autoriais, marcas, imagens e marcas de serviço pertencem a seus respectivos proprietários.