Tahm Kench Suporte - Guia Completo

Saudações leitor! Sou o River King, jogo LOL desde o inicio de 2014, e hoje irei te passar todas as informações necessárias sobre o meu querido peixe gato gordo, TAHM KENCH, O REI DO RIO.
Atualmente estou entre os top 20 melhores tk do mundo, e top 3 melhores tk do servidor brasileiro, então irei te passar todas as informações necessárias para você destruir suas rankeadas com esse suporte.
TK É MELHOR TOP OU SUPORTE?
Essa pergunta é respondida facilmente, com o mini rework que ocorreu há 2/3 patchs atrás, o playstyle de tk se alterou drasticamente, ele era um ótimo lutador na rota do topo, capaz de ganhar até mesmo de campeões extremamente abusivos no inicio do jogo (sett/darius/renek), mas agora que o seu devorar se tornou sua ultimate, seu potencial de trocas foi afetado drasticamente! Porém, ele ainda é viável, mas saiba que nessa rota ele é bem menos impactante, pois o seu potencial de suporte esta 1.000 vezes melhor, que é o foco desse post, então chega de enrolação e vamos para o seu kit de habilidades!
PASSIVA - UM GOSTO ADQUIRIDO

Tahm Kench usa o próprio corpo para impulsionar os Ataques, causando dano adicional com base na Vida total dele. Causar dano a Campeões inimigos aumenta os acúmulos de Um Gosto Adquirido. Com três acúmulos, ele pode usar Devorar em um Campeão inimigo.

Q - LÍNGUA-CHICOTE

Tahm Kench ataca com a língua, causando dano e Lentidão à primeira unidade atingida. Aplica um acúmulo de Um Gosto Adquirido a Campeões inimigos. Se o Campeão já tiver 3 acúmulos de Um Gosto Adquirido, ele será Atordoado e os acúmulos serão consumidos.

W - MERGULHO ABISSAL

Mergulha e reaparece no local-alvo, causando dano e Arremessando ao ar todos os inimigos em uma área.

E - PELE GROSSA

Passivo: Tahm Kench armazena uma porcentagem do dano sofrido e se cura com base nela quando fora de combate. Ativo: converte todo o dano armazenado em um Escudo temporário.

R - DEVORAR

Tahm Kench devora um Campeão por alguns segundos, causando Dano Mágico se for um inimigo ou concedendo Escudo se for um aliado.

VALE A PENA INVADIR DE TK?

TK possui um ótimo kit para abater alvos isolados ou ganhar MUITO tempo, mas devido ao fato de não ter nenhum controle de grupo forte no início do jogo, não recomendo invadir a selva inimiga, apenas se a sua composição tiver mais controle de grupo.

QUAIS SKILLS EU DEVO FOCAR?

Para a fase de rotas, você sempre vai querer iniciar com a língua chicote (Q), mas caso ocorra uma ''baguncinha'' inicial com invasão na selva inimiga, você pode iniciar com o seu W, para forçar algum flash, porém sua pressão nível 1 será inexistente, e você perderá a vantagem na fase de rotas no inicio do jogo, uma coisa que definitivamente não pode acontecer.

Vale ressaltar que caso você já tenha tomado muito dano no nível 1, você pode optar por upar o E no nível 2, já que o engage não será possível.

NIVEL 2
O nível 2 é sempre muito importante na botlane, e com o seu novo kit, TK finalmente é capaz de engajar em uma troca inicial para o primeiro abate, já que o seu W funciona tanto para levantar o oponente quanto para chegar mais perto dele, o que  pode resultar em uma troca muito favorável, porém apenas se você pegou o nível 2 primeiro que seu oponente, caso ambos estejam nível 2, espere pelo nível 3.
NIVEL 3 
 Agora você possui a sua segunda pele, sua segunda barra de hp, ou seja, você vai durar muito mais tempo na luta do que qualquer outro suporte. Se existe uma hora que você quer dar o all in, é exatamente agora. Procure uma janela de oportunidade para conjurar o seu W (como ficar dentro de um arbusto sem sentinela), caso você acerte o controle de grupo, continue a troca, cause o maior dano que conseguir, vá atrás do abate, nesse momento do game a vantagem é sua, raramente você irá perder uma troca, então abuse disso a seu favor.
NIVEL 6
UMBENCH THE KENCH! agora você está novamente com o seu devorar, e com novas mecânicas! agora é possível usar o combo Q + R para devorar um inimigo a distancia, ou usar sua ultimate para comer um aliado e fugir/engajar junto com ele com o seu W! Saiba sempre quando utiliza-lo para devorar um inimigo ou proteger um aliado.
COMO EU DEVO UTILIZAR MINHA ULTIMATE?
Agora que o seu R concede um escudo para o seu aliado, você deve estar pensando: Claro que para proteger alguém do meu time! ERRADO!. SUA ULT ESTÁ MELHOR PARA DEVORAR INIMIGOS! certas situações será melhor você comer um inimigo do que salvar a vida de alguém do seu time, pois o inimigo ficará 3 segundos fora da luta, tempo o suficiente para seu time acabar com ela, e assim você cuspir a pobre alma que estava presa dentro de você esse tempo todo. Aqui vão algumas situações para você pensar como usar a sua ultimate:
 - Quem está forte do outro lado?
- Se eu proteger meu aliado de X controle de grupo, conseguimos ganhar essa luta? ou é melhor evitar que alguém do outro time lute?
- Após eu salvar meu aliado com o meu R, ele vai continuar vivo ou vai morrer em seguida, adiando o inevitável?
Pense por exemplo que você esta contra uma composição de protect the kog maw, seria melhor você tirar o kog maw por 3 segundos da luta enquanto seu time destrói os campeões de peel, ou comer seu aliado enquanto você é metralhado pelo kog maw? Pense! qual a sua condição de vitória para aquela luta? Quem precisa morrer? Quem eu preciso salvar? É a sua responsabilidade estar ciente de quais são as condições para você vencer essa luta.
FASE DE ROTAS: CONTRA ENGAGE
 ''River King, qual postura eu devo adotar na fase de rotas?'' meu jovem, essa pergunta vai se basear na match up em que você estiver, se você estiver em uma match up contra engage (leona e tristana por exemplo), você vai jogar defensivo pokeando, isso mesmo, pokeando. Sua língua chicote causa um dano extremamente desagradável para o oponente caso você acerte, e o dano ainda escala com o seu HP, além de agora te curar com base na sua vida perdida, então quando você causar dano o suficiente para ganhar uma troca, parta para o engage com o seu W.
FASE DE ROTAS: CONTRA POKE

Para um suporte de engage vencer de um suporte de poke, você tem que ter duas coisas em mente: 
Primeiro: evite ao máximo as habilidades do oponente, quanto mais dano você tomar, menores as chances de você ganhar uma troca na hora do engage.
Segundo: preste atenção no comportamento do oponente, caso ele de um passo errado ou vá muito para a frente, é a hora de você acertar seu engage e puni-lo.
Caso você ou o seu adc tenham sofrido um dano considerável, esqueça o engage, apenas foque em pokea-los com a sua língua chicote e restaurar HP, resetem a wave de minions e voltem para a base, agora você e seu adc estão de vida cheia novamente, hora de tentar novamente.
RECEBENDO UM GANK

TK possui uma extrema facilidade em acompanhar o gank do seu jungler, já que seu W funciona tanto como controle de grupo quanto para cortar distância, caso eles estejam próximos a sua torre, pode comemorar, pois o abate está garantido.
TOMANDO UM GANK
TK possui uma rota de fuga muito segura graças ao seu W, que o faz percorrer uma distância considerável (pense no pulo da tristana, só que bem maior), então antes de usar, pense: 
- Existe alguma forma do adc sair vivo?

- Eu consigo ajuda-lo?

Caso a resposta seja não, apenas use-o e sacrifique o seu adc para um bem maior, pois é melhor apenas 1 abate do que 2.
LEMBRETE! CONTROLES DE GRUPO CANCELAM O SEU W! ESPERE O OPONENTE USA-LOS OU SAIA DE SEU ALCANCE PARA CANALIZA-LO EM SEGURANÇA

Caso você já esteja nível 6, apenas saia do alcance dos inimigos e devore seu ADC e saia com o W, assim ambos escaparão ilesos de um gank que poderia ser letal.
ROTAÇÃO:
Minha parte favorita, a hora de você carregar o jogo. do mesmo jeito que TK consegue acompanhar ganks do seu jungler, ele pode gankar com extrema facilidade, já que você sempre vai aparecer em baixo do pé do seu oponente, apenas tenha certeza que você não está ficando fora de posição! caso você gaste seu W e receba um controle de grupo em seguida, é muito capaz de você morrer, já que sua ferramenta de escape já foi utilizada. No nível 6 suas emboscadas ficam absurdamente melhores, já que caso você devora o inimigo, você vai levar ele pra muuuuuuito perto do seu time, fazendo com que ele não tenha chance de escapar nem que use flash.
ACOMPANHE SEU JUNGLER! Invada junto com ele, efetue emboscadas junto com ele, isso vai fazer você ter uma taxa de sucesso nos ganks absurdamente alta! Se já é difícil fugir de um TK, imagine um TK + xin zhao por exemplo, já que ambos pulam na jugular do seu oponente a mais de 1.000 unidades de distância

RUNAS:

As runas circuladas existem a opção de variação, que depende do seu estilo de jogo.
exemplo: quer surpreender seu oponente com um dano muito alto no proximo auto ataque? Shield Bash! quer manter seu adc vive enquanto pokeia os oponentes? Fonte de vida!

ITEMIZAÇÃO

Essa vai ser sua itemização principal nas paridas tendo como itens indispensáveis a bota como primeiro item, solari e juramento do cavalheiro.

Caso seu adc seja uma batata ambulante e você esteja afim de optar por tankar mais e dar mais dano, a itemização acima também é uma opção, mas lembre-se no exato momento em que isso foi postado, solari está superior à manopla como item mítico.

Coaching

A ELOMAX possui o serviço de coaching, no qual você pode ter uma aula particular sobre determinada rota/campeão, visando a sua evolução e um conteúdo ainda mais completo! Hoje eu passei uma parte muito teórica sobre o campeão, suas aplicações em jogo são muito mais situacionais do que se aparentam! Caso queira um conhecimento mais aprofundado sobre o rei do rio, recomendo o nosso serviço de coaching, lhe garanto que você não vai se arrepender!

Esse foi o meu guia de TAHM KENCH suporte, agradeço a todos que leram até aqui, espero que de alguma forma eu possa ter lhe ajudado a aprender mais sobre esse incrível suporte, e que você consiga evoluir bastante na sua gameplay, Te vejo nos campos da justiça campeão!

Logo

Seja bem-vindo à ELOMAX

Por favor, insira seu e-mail/senha para acessar sua conta da ELOMAX.

League of Legends é uma marca registrada da Riot Games, Inc. Nós não somos de nenhuma forma afiliados, associados ou endossado pela Riot Games, Inc. Todos os direitos autoriais, marcas, imagens e marcas de serviço pertencem a seus respectivos proprietários.